Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Durante homenagem, Hérverton de Aguiar destaca importância da DPE para a sociedade

    há 9 anos

    A Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) foi homenageada nesta quinta-feira,12, pelo procurador-geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, com a entrega de uma placa ao defensor público-geral do Estado, Antonio Fontoura Coimbra. A solenidade ocorreu no gabinete da DPE.

    O evento contou com a presença do subdefensor público-geral Marcus Edson de Lima, do corregedor-geral da Defensoria Pública, Constantino Gorayeb Neto, do secretário-geral do Ministério Público, Renato Grieco Puppio, promotores Emilia Oiye e Alexandre Jesus de Queiroz Santiago. Participaram ainda defensores públicos e servidores da DPE.

    Em sua oratória, o procurador-geral de Justiça afirmou que a homenagem é uma forma de ratificar o apoio e a parceria entre o Ministério Público e a Defensoria Pública. “As duas instituições são a última esperança dos excluídos, dos desvalidos, daqueles que não têm mais a quem recorrer”, frisou, acrescentando que é preciso que ambas estejam irmanadas com o mesmo propósito.

    Os embates acalorados, segundo o procurador-geral de Justiça, pode passar a impressão aos desavisados de que as duas instituições são rivais, mas é um grande equívoco. “Em nenhum momento esses debates comprometem a relação entre MP e DPE, pois o assistido é mais importante. Somos ligados por semelhança genética”, ressaltou. Ele destacou ainda o papel da Defensoria Pública para realização da Justiça e da pacificação social.

    Hérverton de Aguiar deu ênfase também ao crescimento que a Defensoria Pública vem obtendo nos últimos anos. “Estamos convivendo há 20 anos e durante esse tempo o cenário vem mudando significativamente, apesar de ainda ser acanhado”, observou. O procurador-geral de Justiça afirmou que o MP quer garantir a possibilidade de um crescimento maior para a DPE, por ser essa instituição fundamental para a sociedade. “Precisamos de uma Defensoria forte, coesa, independente, cumprindo o seu papel em defesa da sociedade”.

    Reconhecimento

    “É uma grata surpresa, além de ficarmos lisonjeados com a homenagem”, declarou o defensor público-geral Antonio Fontoura ao agradeceu o apoio e o reconhecimento por parte do MP. “Vossa Excelência não imagina o quanto é importante para nós essa legitimação. Isso mostra que estamos trilhando o caminho certo, apesar das dificuldades que enfrentamos diariamente”. Fontoura Coimbra lembrou que sem a parceria dos defensores públicos, que atuam com afinco para levar Justiça aos necessitados de recursos financeiros, a Defensoria não teria atingido esse patamar. “Quero agradecer ainda aos servidores que trabalham conosco”,

    Apoio efetivo

    O subdefensor público-geral Marcus Edson de Lima ressaltou que a homenagem do Ministério Público à DPE não é mera formalidade. “É um apoio de fato”, disse. Essa parceria pode ser comprovada, de acordo com ele, com os dois prédios em perfeitas condições que o MP está doando à Defensoria – um em Rolim de Moura e outro em Colorado do Oeste. A doação será concretizada por meio de documento dentro de quatro a cinco meses. Marcus Edson citou também três computadores novos que o MP cedeu ao Núcleo da DPE em Machadinho do Oeste.

    Ele relatou a questão orçamentária da instituição, esclarecendo que existem 17 aprovados do último concurso para defensor público substituto esperando para serem chamados. “O baixo orçamento nos impede de nomeá-los”, observou. O subdefensor geral pediu ao MP que apoie junto ao Executo mais esse pleito da DPE para que a instituição tenha condições de nomear os aprovados.

    • Publicações830
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/durante-homenagem-herverton-de-aguiar-destaca-importancia-da-dpe-para-a-sociedade/167402852

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)